1000000 de visitas

domingo, 20 de maio de 2012

TEMA TRANSVERSAL, NECESSÁRIO EM CASA E NA ESCOLA!.

Este trabalho tem como finalidade mostrar os aspectos das transversalidades elaboradas dentro das áreas pedagógicas no que se diz respeito as relevância que um tema transversal pode modificar uma estrutura educacional elaborada didaticamente dentro dos parâmetros escolares.
É sabido que os Temas Transversais são temas com proposito de agregar valores que no cotidiano estão em constantes debates na sociedade e através da interdisciplinaridade podem ser adequados de forma que o educando, tanto quanto ao professor possam agregar metodologias que modifiquem a estrutura escolar, levando-os a uma reflexão dos temas abordados.
Vale ressaltar que, para que possam funcionar os temas transversais devem ser elaborados previamente para que possam ser adaptados junto à grade escolar para não haver choque entre ambos.
Exemplos de Temas Transversais: A sexualidade na adolescência
Tema: Gravidez precoce.
Autor: Natalino Gaspar
Tema Transversal: Virgindade
A sociedade atual se diferenciou um tanto quanto da mesma dos anos 70, onde dentro das camadas sociais a sexualidade não era abordada frequentemente.
Hoje com um maior acesso a esse tipo de informação os adolescentes e jovens enfrentam grandes dificuldades por não estarem suficientemente conscientizado, mesmo que sejam informados dos ricos que correm quando se tem um primeiro relacionamento prematuro sem nenhum tipo de proteção.
    Isso pode ser comprovado pelas estatísticas que há um crescimento de adolescentes gravidas no inicio de sua puberdade
O que precisa ser feito é uma interação maior entre a escola e a família para que possa existir uma educação sexual programada para que essa estatística possa diminuir, pois o adolescente não está preparado para assumir funções que, não lhe compete, nesse caso a orientação sexual é de suma importância para que não haja uma gravidez indesejada por ambos e os pais se tornem refém dessa criação.
    A escola nesse caso seria de suma importância, pois esses adolescentes e jovens passam boa parte de sua vida interagindo com o seu grupo escolar, onde esse relacionamento pode acontecer com mais frequência.
    Hoje há uma maior preocupação do sistema de educação, mais ainda não é o suficiente, a distribuição de preservativos não significa que o adolescente ou a jovem não irá engravidar ou contrair doenças. É preciso saber descrever para que, ou porque deve se ter um relacionamento sexual no inicio da adolescência, as vantagens desvantagem, tudo isso engloba um grande esforço e uma tomada de consciência de ambas as partes envolvidas, os pais, os adolescentes e a escola.








   

Nenhum comentário:

Postar um comentário