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sexta-feira, 24 de junho de 2011

Avanços da educação no Brasil


Dissertação sobre os avanços democráticos relacionados a Pratica Pedagógica na trajetória da Historia da Educação.
Através do presente trabalho, pretendemos demonstrar as mudanças da educação no Brasil que mobilizou diversas discursões entre os partidos e também dentro de seus próprios diretórios.
Do ponto de vista educacional, a mesma passou por grandes reformas que a consolidaram como sendo uma educação que deveria estar ao alcance de todos, pois a mesma estava condicionada e restrita as classes mais destacada na sociedade.
Por vários anos o poder politico olhou a educação no Brasil com descaso e desinteresse, graças ao empenhos de vários pedagogos e professores que entraram para a politica, a estrutura educacional pôde ser consolidada.
Nos dias atuais pode-se dizer que o ensino fundamental é de responsabilidade dos Estados e Munícipios sendo que essas redes trabalham de modo independente.
Uma das questões polemicas na área da educação encontra-se na Constituição Federal de 1998, é o principio educacional da gestão democrática. Contraditoriamente é o único principio constante na área educacional que teve sua abrangência limitada ao âmbito publico, pois nos termos do artigo 206, item VI, a gestão democrática ficou restrita ao ensino publico na forma de lei.
Nas questões governamentais, poderemos destacar que os insucessos na gestão dos governos passados tiveram inicio com o presidente Jose Sarney, mesmo com uma maior classe de intelectuais no seu governo, a educação não obteve uma valorização pois a mesma foi entregue a uma classe politica conservadora.
Quanto da gestão de Marco Maciel, como ministro da educação, em principio tenha trazido algumas conquistas no campo educacional, percebe que não foi o suficiente para alavancar as questões prioritária, mas suas conquistas em suas questões serviram de base para se ter uma educação mais solida no futuro, sua contribuição foi pela regulamentação da “ementa Calmon” que destinava 13% dos recursos orçamentários do pais para educação.
Percebe-se que os planos elaborados pelo governo não se encontrava adequado as condições sociais existente num primeiro momento, pois não tinha nenhum contato com a realidade social existente.
Hoje já se tem noção que para o crescimento da educação é preciso a participação de todos os movimentos sociais onde o governo e sociedade possam chegar a decisões que mantenham a educação como prioridade para o desenvolvimento do pais.
Este processo de interação pode ser definido como uma transmissão democrática onde as decisões politicas são elaboradas segundo as necessidades da sociedade, vale ressaltar que, vários políticos como Darci Ribeiro, Florestan Fernandes Leonel Brizola, Fernando Henrique Cardoso, ELoiza Erondina, Fernando Collor, Lula e outros contribuíram muito para o crescimento da educação, mesmo com as diferenças partidárias.
O fato é que esses políticos são convidados mesmo que indiretamente participarem de forma mais ativa nas estruturas educacionais, as implantações das leis de diretrizes, a LBD, ECA, as reformulações dos ensinos fundamentais e médio, foram conquistas das classes pedagógicas e das sociedades organizadas.
A democratização do país foi fundamental para que a sociedade pudesse requerer o que por direito constitucional já lhe pertencia, na Carta Magna a educação, segundo o texto “não veio contemplada apenas no seu local próprio, no tópico especifico destinada a ela, mas apareceu também espalhada em outros tópicos. Assim no titulo sobre os direitos e garantias fundamentais, Educação apareceu como um direito social, junto da saúde, do trabalho, do lazer, da segurança, da previdência social, da proteção à maternidade e a infância, da assistência ao desempregados (artigo 6º). Também no capitulo sobre a família, a criança, o adolescente e o idoso, a Educação foi concluída. A Constituição determinou ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e o adolescente o direito à Educação como uma prioridade em relação a outros direitos.”

Conclui-se que devido as modificações nas áreas pedagógicas a sociedade teve condições de adaptação às Políticas implementadas pelo Governo.
Sabemos que ainda há muito a ser feito em prol da Educação do Brasil, devemos continuar lutando por uma Educação de qualidade para todas as camadas de nossa sociedade.



2 comentários:

  1. É isso aí meu amigo o mundo se faz com história

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  2. Adoro saber sobre história, tanto do Pais como do mundo, que seria sem a história para nos informar, situar,e comparar.
    Abraço.

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