1000000 de visitas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A Nova República


1.     A eleição de Tancredo Neves

            Com a derrota da emenda que propunha eleições diretas para a presidência, os partidos políticos começaram a lançar os seus candidatos.
O Partido democrático social (PDS) lançou o candidato Paulo Maluf, mas os representantes a ala Liberal (Marcos Maciel, José Sarney e Aureliano Chaves) discordaram da decisão e criaram um novo partido, o PFL ( Partido da Frente Lidberal)
            PMDB lançou como candidato a presidência Tancredo Neves. O PMDB foi apoiado pelo PFL, formou-se então a Aliança Democrática.
            Com a aliança e um acordo Político o PFL lançou José Sarney como vice-presidente de Tancredo Neves.
            O Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil, negaram-se a participar das eleições, pois consideravam os candidatos ilegítimos.
            Em 15 de Novembro de 1985 Tancredo Neves foi eleito Presidente da República do Brasil acabando assim com a ditadura militar.
            Em 14 de Março, um dia antes da sua posse Tancredo Neves foi internado, seu caso foi se agravando e o mesmo faleceu no dia 21 de Abril. Tancredo Neves nem chegou a tomar posse do Cargo de Presideneda República. José Sarney que era o Vice Presidente tomou posse do cargo dando início a uma nova fase Nova República


2.     O Governo de Sarney

José Sarney compôs o seu ministério com pessoas indicadas por Tancredo Neves. Para acabar com seu caráter autoritário ele mandou ao Congresso várias emendas à Constituição de 1967. As emendas aprovadas foram aquelas eu estabeleciam eleições diretas para presidente e para os prefeitos das capitais e das áreas de segurança nacional; mandato de cinco anospara presidente; o direito de voto aos analfabetos; a liberdade para formação de partidos políticos e representação política para o Distrito Federal.
Sarney convocou uma Assembléia Nacional Constituinte e coube ao Congresso Nacional elaborar uma nova Constituição para o país.

A Constituição de 1998


            Foi no 5 de Outubro de 1988, a Constituição mais democrática que o Brasil já teve. A participação da população contou muito através de baixo assinados que foi orientado por segmentos da sociedade.
            Com essa Constituição o povo doi muito beneficiado, o trabalhador conquistou o direito de ampliação da licença maternidade para 120 dias, a licença paternidade para 5 dias, a redução da jornada de trabalho de 48 horas semanais para 44 horas, o direito de greve, a liberdade sindical o abono de férias de um terço do salário e o 13º salário dos aposentados.
            O voto tornou-se facultativo entre 16 e 18 anos, também foi estendido aos analfabetos. As eleições passaram a ser em dois turnos para os cargos de presidente, governados, prefeito das cidades com mais de 200 mil eleitores. O mandado presidencial foi reduzido para 4 anos. Foi também abolida censura em relação a família, aprovado o divórcio e também o direito da criança e do adolescente, o racismo passou a ser crime inafiançável sujeito a pena de redução; os indígenas tiveram a sua cultura, proteção e também a demarcação de suas terras, suas riquezas.

O Plano Cruzado


No governo Sarney houve uma grave crise inflacionaria no país cujos índices chegaram a atingir 25% ao mês. Em 28 de Fevereiro de 1986, o presidente anúnciou um Plano de Estabilização Econômica, que ficou conhecido com Plano Cruzado do Dilson Funaro, ministro da Fazenda foi quem substituiu o cruzeiro pela nova moeda, o cruzado. Esse novo plano acabou fracassando e a inflação voltou a subir.    
Tentaram equilibrar a situação com novos plano econômicos, com o plano Bresser que surtiu uma desvalorização da moeda e congelamento dos preços por 90 dias, o Plano Verão que entrou em vigor em 1989, a moeda passou a se chamar Cruzado Novo, foi outro plano que também não deu certo e a inflação voltou a subir.
Com a alta da inflação, greves, assassinatos de trabalhadores rurais, constantes denúncias de corrupção no governo este começou a enfraquecer  e a fortalecer a oposição. Com isso o presidente convocou eleições presidenciais no qual saiu vitorioso Fernando Collor de Melo. Já na sua campanha voltou-se para a “caça aos marajás” com a moralização de vida pública, melhorias de condições de vida da população e ao apelo a modernização tecnológica, abertura do capital internacional. Collor com grande apoio da imprensa principalmente de rdes de televisão venceu as eleições.


3.     O governo Collor

O governo Collor começou com uma mudança econômica muito rápida, pois assim que foi lançado o seu plano econômico , pois logo congelou os preços e o salário e houve uma mudança de moeda que passou ser o cruzeiro e a poupança foi bloqueada por 18 meses.
Nos primeiros meses a inflação foi baixa mas com o passar do tempo passou a subir e com as denuncias de corrupção de seus seguidores, e isso afetou em muito a sua popularidade e as denúncias de corrupção por parte de Pedro Collor e Paulo César fez com que os políticos instaurasse um CPI para apurar os fatos contra o presidente, fazendo com que houvesse um pedido de impeachment e o povo começou a sair na rua para manifestar o seu mandato e em seu mandato os senadores reunisse para julgar o presidente e assim ele renunciasse.



4.     O governo de Itamar Franco

Ao assumir, Itamar Franco tentou reduzir a inflação, mas os resultados não foram significativos.
Em maio de 1993, escolheu Fernando Henrique Cardoso para ocupar o ministério da Fazenda, onde Fernando Henrique se agrupou com uns economistas, e elaborou o plano real, criou uma nova moeda, o cruzeiro real que foi substituída pelo plano Real.
Fernando Henrique que deixou o ministério da fazenda para concorrer às eleições presidenciais de 3 de Outubro de 1994, onde prometeu dar continuidade às reformas econômicas e com o apoio de grandes empresários, latifundiários e muitas empresas de comunicação.
Fernando Henrique venceu as eleições ainda no primeiro turno.


5.     O governo de Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso tomou posse no dia 1º de Janeiro de 1995, sua meta de governo era: manter a inflação baixa, sanear as contas publicas, privatizar as empresas estatais e privilegiar as áreas de educação, saúde, agricultura e buscar a integração da economia brasileira no mercado internacional.
No período de 1995 e 1998 o seu governo privatizou as empresas estatais tentando conter o déficit público, no entanto o resultado foi um aumento enorme da dívida pública.
Para estabilizar a moeda gera um custo social muito grande.
Os problemas sociais se agravaram a população fica mais empobrecida e o projeto da reforma agrária fica mais lenta.
No final de 1998 ocorreram eleições no Brasil e o povo confirma a reeleição de Fernando Henrique Cardoso por mais 4 anos (1999 – 2003)




Nenhum comentário:

Postar um comentário