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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PAULO FREIRE, UM REVOLUCIONÁRIO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.


INTRODUÇÃO
        O presente trabalho visa falar sobre a vida e obras de um famoso educador que contribuiu muito para uma nova visão de educação. A ideia de uma educação transformadora era o pilar central de todo seu pensamento.
      Iremos perceber como sua preocupação com a questão da educação repercutiu mundialmente. Seu olhar sobre as questões problemáticas da educação o levou a ver que somente a partir da leitura do mundo e que o individuo constrói seu conhecimento.
      Estamos falando de Paulo Freire,e a partir de agora veremos um pouco mais sobre sua vida e de que maneiras seu pensamento contribuiu para a historia da educação. Esperamos expor de maneira clara diferentes aspectos relevantes desse homem genial que mudou a concepção de educação.
QUEM FOI PAULO FREIRE?
        Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial [1], tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
 Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
     O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. [carece de fontes?] Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
   Em 1991 foi fundado em São Paulo o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as idéias de Freire. O instituto mantém até hoje os arquivos do educador, além de realizar numerosas atividades relacionadas com o legado do pensador e a atuação em temas da educação brasileira e mundial. Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997.
   A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
           Sua “pedagogia do oprimido” insere-se no grande movimento da “pedagogia crítica”, também chamada de “radical” ou “revolucionária”, dependendo do contexto.
          Paulo Freire continua sendo a grande referência da educação emancipadora. Ele pode ser comparado a muitos educadores do século XX, mas ninguém, melhor do que ele formulou uma pedagogia dos silenciados e da responsabilidade social, dos oprimidos e também dos não oprimidos, mas que estão comprometidos com eles e com eles lutam, como afirma na dedicatória do seu livro mais conhecido, Pedagogia do oprimido.
     Paulo Freire colocou o oprimido no palco da história, pelo seu engajamento político e pela sua teoria como contra-narrativa ao discurso dos poderosos e privilegiados. Ela valorizava, além do saber científico elaborado, também o saber primeiro, o saber cotidiano. Cuidar das pequenas coisas do dia-a-dia e pensar na cidadania planetária, unindo o local e o global. Sustentava que o aluno não registra em separado as significações instrutivas das significações educativas e cotidianas. Ao incorporar conhecimento, ele/ela incorpora outras significações, tais como: como conhecer, como se produz e como a sociedade utiliza o conhecimento... Enfim, o saber cotidiano do seu grupo social. Uma noção do seu construtivismo que ele desenvolveu. Outra contribuição de Freire à história das idéias pedagógicas é a sua
Concepção de currículo. 
       Não se pode entender a pedagogia de Freire sem entender os conceitos de transdisciplinaridade, transcurricularidade, interculturalidade.A inter e a transdisciplinaridade freireanas não são apenas um método pedagógico ou uma atitude no ato de ensinar e de aprender. Elas se constituem numa verdadeira exigência da própria natureza do ato pedagógico. Paulo Freire, na prática, sabia trabalhar com várias disciplinas ao mesmo tempo: a etnografia, a teoria literária, a filosofia, a política, a economia, a sociologia, etc. Trabalhava mais com teorias do que com disciplinas ou currículos. Para o ato pedagógico concorrem muitas ciências. Paulo Freire trabalhava ao mesmo tempo também com várias perspectivas teóricas: a do militante político, a do filósofo da libertação, do cientista, do intelectual, do revolucionário, etc.
   Paulo Freire insistia ainda na autonomia do aluno. Dos seus primeiros aos últimos escritos, ele procurou dar dignidade ao aprendente, respeitando a identidade do aluno. Ele não humilhava ninguém, não considerava o educador superior ao educando.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES DA PEDAGOGIA FREIRIANA
 Ler o mundo. Paulo Freire insistiu a vida toda nesse conceito chave do seu pensamento. O primeiro passo do seu método de apropriação do conhecimento é a leitura do mundo. Aqui se deve destacar a curiosidade como precondição do conhecimento.                                  Compartilhar a leitura do mundo lido. Não posso saber se minha leitura de mundo está correta, a não ser que a compare com a leitura do mundo de outras pessoas. O diálogo não é apenas uma estratégia pedagógica. É um critério de verdade.
Educação como ato de produção e de reconstrução do saber. Conhecer não é acumular conhecimentos, informações ou dados. Conhecer implica mudança de atitudes, saber pensar e não apenas assimilar conteúdos escolares do saber chamado “universal”. Conhecer é estabelecer relações, dizia Piaget e Paulo Freire.
4º A Educação como prática da liberdade (libertação). Até aqui creio que o construtivismo de Piaget também iria. Mas o construtivismo crítico de Paulo Freire foi além, afirmando a politicidade do conhecimento. É o momento da problematização, da existência pessoal e da sociedade, do futuro (utopia).
    Com isso podemos ver que a obra de Freire apresenta quatro grandes pilares:aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.                     
A educação, para ele, não podia estar separada da cultura. Ele fazia educação pela cultura, através dela, com ela.
      A pedagogia de Paulo Freire dava primazia a alguns fatores:                                             condições gnosiológicas da prática educativa. Toda obra de Paulo Freire está permeada pela idéia de que educar é conhecer, é ler o mundo, para poder transformá-lo. Ele destacou, desde o início, a importância das metodologias, o que é muito atual. Foi acusado de não dar valor aos conteúdos e, por isso, de ser espontaneista e não diretivo. Na verdade ele não foi nada disso: seu pensamento estava fortemente orientado por um projeto político-pedagógico cujo conteúdo era a libertação.
2°Defesa da educação como ato dialógico e, ao mesmo tempo, rigoroso, intuitivo, imaginativo, afetivo. Paulo destaca a necessidade de uma razão dialógica comunicativa.
3°O planejamento comunitário, participativo, a gestão democrática, a pesquisa participante. Paulo Freire costumava dizer que não nascemos democratas: tornamos-nos democratas. Por isso precisamos de uma educação para e pela democracia     

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