1000000 de visitas

quinta-feira, 24 de março de 2011

A RELIGIÃO NASCA

A RELIGIÃO
A capital teocrática de Nasca era Cahuachi . Em escavações feitas pela primeira vez no ano de 1950, por
William Duncam Strong, arqueólogo da Universidade Colúmbia, mostram um vasto complexo de 150
hectares com uma impotente pirâmide de adobe, vários templos grandes, praças e plataformas amplas e
uma intricada rede de escadarias e corredores ligando tudo.
Assim como grande parte das sociedades andina, pré-colombianas os Nascas possuíam uma visão de
mundo xamânica. Rituais de sacrifícios de animais e representações antropomórficas e zoomórficas, e a
ingestão de poderosos alucinógenos, faziam parte dos ritos religiosos da sociedade.
Há quem acredite que essa sociedade praticasse cultos aos seus ancestrais.
Cahuachi , diz o arqueólogo italiano Giusepp Orefici, que a anos chefia as escavações, vinha gente das
montanhas e da costa trazer oferendas entre os artefatos descobertos estão dezenas de cabeças, em geral
com um orifício perfurado na testa por onde passa uma corda trançada, talvez para permitir que o crânio
fosse atado a cintura
Uma outra alusão a estes rituais, trata-se das caça de cabeças, “era uma atividade violentas e sangrentas”,
Os rituais também serviam para vários fins sociais, como centro de peregrinação não foi apenas uma
expressão religiosa mas também uma área de rituais onde grupos locais se encontravam para representar
suas comunidades e provavelmente, estabelecer
ou reafirmar seus valores culturais compartilhados e localizar sua comunidade na hierarquia política
regional.
Um outro fator levantado pela arqueologia é que as mulheres ocuparam categorias importantes na
hierarquia social desta cultura, pois na capital religiosa dos Nasca foram encontrados vários trajes
cerimoniais , a maioria femininos, “o que indica que a mulher ocupava uma posição importante na
sociedade”
ARTE NASCA
Celebres por sua cerâmica policromatica, decorada com uma grande variedade de criatura mítica e reais.
Inventaram uma técnica que misturava mais de dez pigmentos minerais em argilas diluída para fixar as cores
pelo calor.